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segunda-feira, 15 de março de 2010

IMAGENS!


Bumba-Meu-Boi se torna influência no artesanato - Por Fernanda, 05.
















Devido á sua popularização, a festividade tornou-se até mesmo ícone de uma outra muito importante manifestação artística: o artesanato. Legendas das respectivas imagens:

1-Dedal feito pelo artesão Donnady.
2- Mini-escultura feita pelo artesão Lusyennir Lacerda.
3-Xilogravura feita pelo artesão Givanildo Borges.
4-Jogo de damas feito pelo artesão Lusyennir Lacerda.

5-Jogo da velha de cerâmica feito pelo artesão Vitalino Neto.

domingo, 14 de março de 2010

Imagens da festa bumba-meu-boi:por Júlia







Imagem Complementar.




ASS:Sofia nº21

Sobre o Bumba Meu Boi

ASS:Sofia barone nº21

O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas histórias do foclore brasileiro.Essa manifestação surgiu atrávéz da união de elementos das culturas europeias, africana e indígina.Existem festas similares em Portugal e em Daomé.O documento mais antigo que se tem notícia a respeitodo Bumba Meu Boi é datado de 1791, e foi por escrito pelo Padre Miguel do Sacramento Lopes Gama, num jornal de Recife.
Basicamente, a hitória se desenvolveu em torno de um rico fazendeiro que tinha um boi muito bonito, que foi roubado por Pai Chico (trabalhador da fazenda) para satisfazer sua mulher com desejo da grávida de comer uma língua de boi .Quando o encontraram estava doente e os pájens são chamados para cura-lo. Depois de muita tentativas o boi foi curado,e o fazendeiro ao saber o motivo da roubo perdoou Pai Chico e Catirina e promoveu uma bela festa

Instrumentos utilizados na festa de BUMBA-MEU-BOI Giovana, nº09






















  1. Tambor de fogo
  2. Maraca
  3. Matraca
  4. Tamborão
  5. Tambor onça
  6. Tamborinho

sábado, 6 de março de 2010

Entrevista com Participantes da Festa na Paraíba - Por Fernanda, 05.

Nas praças da cidade de Araruna, na Paraíba, sabe-se que era mais comum ouvir o ritmo da música do chamado Boi-de-Reis (o mesmo que Bumba-meu-Boi) há 40 anos atrás. Porém, nada impede que a tradição persista na memória dos que a aproveitavam. As tradicionais festas animaram muito a vida de pessoas como Dona "Nena", que conta sua história a seguir:
"Quando eu era pequena, meus pais não me deixavam ir para o Boi-de-Reis, aí eu saía escondida. Eu olhava e achava muito bonito, aquele povo cheio de fitas, dançando... Antigamente era mais bonito. E quando o boi entrava, nós ficávamos com medo, porque era um boi de verdade. Mas mesmo assim, eu ficava sempre ali, apreciando e ouvindo todas as músicas; aprendi tudo. Eu não sei ler, só sei escrever meu nome, mas eu sou inteligente e tudo o que eu vejo eu aprendo."
Seu "Pedro Riachão" também é veterano nas festas de reis, e foi acostumado a participar das brincadeiras desde pequeno. Diz ele:
"Aqueles tempos eram bons, eram tempos de folga, brincávamos todos os dias. Muitos não queriam brincar, mas eu brincava... Os homens brincavam mais antigamente, hoje, se tiver festa, haverão mais mulheres."
Seu Antônio é um dos integrantes mais empolgados. Para ele, resgatar o Boi-de-Reis tem um significado bem especial, pois quer que os jovens tenham um dia a mesma boa lembrança que ele tem da festa. Ele conta:
"Haviam várias festas tradicionais na época. Outros tipos de Bumba-meu-Boi, uma festa chamada João Redondo, enfim, muitas. Mas meu pai me levava sempre para ver o Boi-de-Reis.
E eu via a comemoração, e aprendia todas as músicas, pulava, dançava. Aprendi tudo."

Legenda da Imagem: O auto do Boi-de-Reis, festival praticado em vários estados do nordeste brasileiro.

Fonte: Reportagem da TV Cultura.

Galeria por José Henrique nº 14

A comemoração do Bumba meu Boi retratada:


O Bumba meu Boi no Maranhão por José Henrque 7F/14

A festa do Bumba meu Boi é importante no Brasil inteiro, mas o estado em que é comemorada com mais ardor e devoção é o Maranhão! Nos meses de junho e julho, todos os anos, a comemoração arrasta muitos maranhenses e turistas para todos os cantos da capital, São Luís.

sexta-feira, 5 de março de 2010

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRADIÇÃO







O FOLGUEDO TEVE INICIO NO SÉCULO, XVIII, MISTURANDO ASPECTOS DE VÁRIAS CULTURAS.

FESTA FESTA FOLCLÓRICA OCORRE NAS RUAS DO MES DE NOVEMBRO ATÉ 6 DE JANEIRO (NOITE DE REIS).

ELA CONSISTE NUMA DANÇA ACOMPANHADA POR MÚSICA REGIONAL, ONDE UM HOMEM VESTIDO DE BOI FAZ VARIAS COREOGRAFIAS. AO REDOR DO BOI APARECEM VARIOS PERSONAGENS.

DURANTE A DANÇA O BOI É MORTO, SENDO LOGO EM SEGUIDA RESSUCITADO POR UM PUXÃO NO RABO E VOLTA A DANÇAR. NA DANÇA O BOI ABAIXA E LEVANTA A CABEÇA, DANÇANDO DE FORMA DESORIENTADA, SOBRE OS OUTROS PERSONAGENS.

fonte da imagem: static.blogstoreage.hi-pi.com


POSTADO POR THAIS MONDOLFO, 7°F, N°23

O ENREDO!


ENREDO!



O ENREDO E QUE NÃO MUDA EM TODOS BUMBA-MEU-BOI. O BOI DA PASTORINHA SE PERDE E ELA SAI A SUA PROCURA PELOS ARREDORES E VAI ENCONTRANDO OS VARIOS PERSONAGENS NO FINAL O BOI É SEMPRE MORTO E RESSUCITADO, E COM A MORTE DELE SE CANTA A SEGUINTE LAMENTAÇÃO, MUITO CONHECIDA DE TODOS:


"O MEU BOI MORREU


QUE SERA DE MIM?


MANDA BUSCAR OUTRO


O MANINHA, LÁ DO PIAUÍ"
POSTADO POR THAIS MONDOLFO, 7°F, N°23










PERSONAGENS!


Os personagens do bailado são humanos e animais. Os femininos são representados por homens travestidos. O Capitão é o comandante do espectáculo. Há também Mateus e Catirina, personagens bastante conhecidos que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma engraçada, divertindo muito o público. Fazem parte ainda do elenco: Bastião, a pastorinha, a dona do boi, o padre, o doutor, o sacristão, Mané Gostoso, o Fanfarrão, a ema, a burrinha, a cobra, o pinica-pau e ainda os personagens fictícios: o Caipora, o Diabo, o Babau, o morto carregando, o vivo e o Jaraguá.

Existem vários personagens e variam bastante entre os diferentes grupos, mas os principais são os seguintes:

Amo: representa o papel do dono da fazenda, comanda o grupo com auxílio de um apito e um maracá (maracá do amo) canta as toadas principais;

Pai Chico ou Mateus: empregado da fazenda, ou forasteiro, dependendo do grupo, rouba ou mata o boi para atender o desejo de mãe Catirina. O papel desempenhado por esta personagem varia de grupo para grupo, mas na maioria das vezes desempenha um papel cômico;

Mãe Catirina ou Catirina : Catirina é uma negra, muito desinibida que em alguns bumbas é a mulher de Mateus. Mulher do pai Chico, que grávida deseja comer a língua do boi. Coloca enchimento na barriga para parecer que está gestante;

Boi : é a principal figura, consiste numa armação de madeira em forma de touro, coberta de veludo bordado. Prende-se à armação uma saia de tecido colorido. A pessoa que fica dentro e conduz o boi é chamado miolo do boi;

Vaqueiros: são também conhecidos por rajados. Nos bois de zabumba são chamados caboclos de fita. Em alguns bois existe o primeiro vaqueiro, a quem o fazendeiro delega a responsabilidade de encontrar pai Chico e o boi sumido, e seus ajudantes que também são chamados vaqueiros;

Índios, índias e caboclos: tem a missão de localizar e prender pai Chico. Na apresentação do boi proporcionam um belo efeito visual, devido à beleza de suas roupas e da coreografia que realizam. Alguns bois, principalmente os grupos de sotaque da ilha, possuem o caboclo real, ou caboclo de pena, que é a mais rica indumentária do boi;

Burrinha : aparece em alguns grupos de bumba -meu-boi, trata-se de um cavalinho ou burrinho pequeno, com um furo no centro por onde entra o brincante, a burrinha fica pendurada nos ombros do brincante por tiras similares à suspensório

Cazumbá : Personagem divertido, as vezes assustador, que usa batas coloridas e mascaras de formatos e temática muito variada. Não são todos os grupos de bumba-meu-boi que possuem cazumbás;


POSTADO POR THAIS MONDOLFO, 7°F, N°23