Criamos este blog a fim de compartilhar, com todos, nossos conhecimentos, adquiridos através de estudos e pesquisas, sobre arte e cultura brasileira. Agora, no quarto bimestre de 2010, abordaremos o tema "Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)". Esperamos que aproveitem muito o blog!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
A Origem do Bumba-meu-Boi - Por Fernanda - Número 05
Sabe-se que a origem da famosa tradição é o nordeste do Brasil, mas depois a mesma se espalhou pelo norte do país, especialmente na Amazônia e no Pará, sendo atualmente mais popular nessa região. Isso se dê talvez ao conhecido Festival Foclórico de Parintins, cuja primeira edição houve em 1913. Mas a tradição atualmente é conhecida e feita no país inteiro.Por tal fato, ganhou acréscimos distintos, tal como diferentes formas de apresentação, personagens, ritmos musicais, temas, instrumentos e etc.
Porém, uma das características que mais sofreram alterações foram os nomes.Literalmente, cada parte do Brasil batizou a encenação de uma maneira diferente. Para que se tenha uma idéia disso, somente nos estados nordestinos, onde foi criado, o importante compontente foclórico recebeu nomes como o tradicional, bumba-meu-boi, além de boi-calembá, bumbá, boi-de-reis,boi-surumbim e boi-zumbi.
Mas há algo que não mudou apesar da distribuição cultural do clássico pela nação a fora: o enredo. No fim da peça, no momento em que morre o boi, canta-se a conhecida canção:
"O Meu Boi Morreu
Que será de mim?
Manda buscar outro
Ô, mainha, lá no Piauí"
A apresentação costuma envolver desde comédia sátirica até tragicomédia. É simples, emocional e direta, e em geral goza de linguagem oral.
Legenda da Imagem: Xilogravura de Recife (PE), feita por Severino Borges, retratando Bumba-meu-boi.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito legal a história dessa manifestação cultural, e a imagem, é feita pela maravilhosa técnic da Xilogravura!
ResponderExcluir