O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico que, principalmente na primeira metade do século XX, causou na arte e até mesmo na sociedade uma impressão diferente. Foi marcado em especial pelos grandes nomes da música, literatura e pintura.
Acredita-se que esse movimento modernista tenha vindo á ocorrer atrasadamente, se comparada aos de outros países.
Até hoje, a Semana da Arte Moderna, acontecida em São Paulo, no ano de 1922, é considerada o ponto inicial desde movimento na nação.
O Modernismo, numa maneira didática de se falar, teve três fases importantes: a primeira foi a mais radical e "escandalosa" - isso levando a arte tradicional e a opinião pública em consideração.
A segunda foi já mais amena, sendo então reconhecida devido ao fato de ter dado origem á poetas e romancistas consagrados. A terceira (também chamada de Pós-Modernismo), por sua parte, mantinha, de certa forma, uma oposição á primeira fase, sendo até mesmo ridicularizada (com o apelido de neoparnasianismo) por isso.
Os modernistas, principalmente na primeira já citada fase desse importante movimento, manifestavam a consituição da arte moderna também através de revistas e periódicos em geral.
Seguem alguns exemplos destas revistas e periódicos, com as datas de auge de sua publicação:
- Revista Klaxcon (1922-1923)
- Revista da Antropofagia (1928-1929)
- Revista Verde de Cataguases (1927-1928)
- Revista Terra Roxa e outras Terras (1926)
- Revista Estética (1924)
- Revista Festa (1927)
Nenhum comentário:
Postar um comentário