I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 15 de maio de 2010

A vida de Villa-Lobos - Por Fernanda, 5.


BIOGRAFIA:

 Heitor Villa-Lobos, nascido no Rio de Janeiro em 1887 e falecido na mesma cidade em 1959, foi o principal responsável por de certa forma revolucionar a música brasileira durante o modernismo, compondo obras parcialmente adaptadas para receberem elementos típicos da música indígena, foclórica e popular.
 A música foi introduzida precocemente na vida de Villa-Lobos pelo seu pai, Raul, que era músico amador e que fez com que ainda criança ele principiasse seus estudos musicais. Algum tempo depois da morte do pai, Heitor, pré-adolescente, começou a tocar violoncelo em cafés, bailes e teatros. Mais tarde, aprimorou seus conceitos também ao violão, após interessar-se pela musicalidade adotada pelos chorões, introdutores da considerada melhor música popular carioca na época.
 Quando jovem, passou a fazer viajens pelo interior do país, sendo estas responsáveis por começar a dar-lhe conhecimento á respeito de todos os tipos de música do Brasil.
  Em 1913, se casou com Lucília Guimarões, indo viver com ela no Rio. Dois anos depois, executou o primeiro concerto com músicas de sua própria autoria.
  Após participar da famosa semana de arte moderna, em 1922, fez uma turnê por dezenas de cidades européias, adquirindo muito sucesso.
  Faleceu em consequência do câncer, em 1959. Sua segunda esposa publicou, após sua morte, uma espetacular obra que não chegara a ser exibida quando ainda estava vivo.


CURIOSIDADES:

  • Apareceu no filme "Alô, Amigos" (longa metragem da Disney de 1940), ao lado do próprio Walt Disney.

  • Teve imagens suas estampadas nas notas de 500 cruzados.

  • O shopping Villa-Lobos, em São Paulo, possui em seu último andar um grande painel com fotografias do músico.

  • Depois de sua morte, o jornal The New York Times publicou um artigo em sua homenagem.
LEGENDA DA IMAGEM:

Heitor Villa-Lobos. Fonte: Enciclopédia Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário